Se quer destacar a sua Marca Pessoal no LinkedIn, tem de saber isto

Se quer destacar a sua Marca Pessoal no LinkedIn, tem de saber isto

Cada plataforma social tem o seu propósito e, hoje, o Linkedin é uma rede social muito poderosa para comunicar e destacar a sua Marca Pessoal e uma montra para si e para a sua carreira ou negócio.

 

É uma ferramenta incrível para você ser você próprio, contar as suas histórias e construir a sua comunidade. Deve aproveitá-la da melhor forma e saber explorar todas as suas funcionalidades. 

 

Destaque, visibilidade, liderança de pensamento, reputação, conexões de valor, resultados e novas oportunidades são alguns dos ganhos que terá ao atuar nesta rede com assertividade, consistência, relevância e substância.

 

Então, como maximizar e destacar a sua presença nesta rede social? Esta é a grande questão.

 

Leia este artigo até ao fim e irá descobrir a(s) resposta(s).

 

 

Comecemos por alguns dos "mitos urbanos" que temos ouvido sobre o LinkedIn:

 

  • O LinkedIn não é uma rede social, é uma rede profissional. Vejo essa afirmação algumas vezes e não, não é verdadeira. O LinkedIn é uma rede social. Mais vocacionada para a vertente profissional, mas não deixa de ser uma rede social. E deve ser encarada como tal.

 

  • Quem não está no LinkedIn, não existe. Demasiado forte e dramático. É importante estar presente nesta rede, sim. Mas existem outras plataformas, tão válidas quanto esta. O ideal é encontrar a estratégia certa e não precisa ficar "morto" para isso.

 

  • O LinkedIn é só para quem está à procura de emprego. Errado. O LinkedIn já não é apenas para quem procura emprego. É uma plataforma profissional poderosa de networking, onde pode revelar a sua liderança de pensamento, conectar-se com decisores-chave e construir credibilidade quando alguém pesquisa por si online.

 

  • No LinkedIn devemos manter uma postura estritamente profissional. É verdade que é uma rede vocacionada para o lado profissional, mas ninguém quer ou gosta de seguir robots ou conteúdos que poderemos facilmente encontrar no Google. Pessoas seguem e escolhem pessoas que gostam e confiam. Mantenha-se profissional, mas com um toque de humanização e vulnerabilidade, para gerar uma verdadeira conexão.

 

O que fazer para aproveitar todo o potencial desta rede e destacar a sua Marca Pessoal?

 

O seu perfil é chave. Comece por aqui e dê o seu melhor. Tenha em mente os seus objetivos.

 

Como? Veja de seguida:

 

  • Foto de perfil: deve estar atualizada, ter boa resolução, com um fundo simples e o rosto deve ocupar a maior parte da imagem.
  • Foto de capa: aproveite este elemento para mostrar um maior cuidado com o seu perfil. Coloque uma imagem ou uma citação relacionada com a mensagem que pretende transmitir.
  • Título: não faça deste campo uma "lista de supermercado" e também não se limite à sua função. É seu título, não a sua função. Aproveite para se diferenciar dos restantes profissionais com posições semelhantes à sua.
  • Sobre: este é um campo pouco aproveitado e uma ótima oportunidade para contar a sua história profissional e humanizar o seu perfil. Não faça deste campo um CV, mas sim uma narrativa interessante. Comunique na 1º pessoa, revele as suas conquistas e transmita o que ganharão se o escolherem/contratarem.
  • Setor: garanta que o tem atualizado. É uma das formas de pesquisa mais utilizadas.
  • Destaques: aproveite esta seção para evidenciar algo sobre si. Uma apresentação, um artigo, uma entrevista ou a sua newsletter são algumas das sugestões que lhe deixo.
  • Experiência: aqui sim, é onde deve apresentar o seu "curriculum online". Apresente os projetos que desenvolveu, mostre aquilo que mais se orgulha, os seus feitos e os resultados que alcançou para a organização.
  • Formação académica: mantenha-a atualizada e com as experiências relevantes para o objetivo que pretende alcançar.
  • Recomendações: Solicite algumas recomendações a pessoas com quem trabalhou ao longo do seu percurso profissional. Conferem-lhe uma maior credibilidade e reputação.
  • URL: atualize-o para o seu nome (eliminando aqueles números que aparecem automaticamente).

 

Gostava de saber mais sobre como otimizar o seu perfil e preencher exatamente cada campo de uma forma relevante, atrativa e diferenciadora? Leia o artigo até ao fim :)

 

Como rede social que é, aproveite-a para relacionar-se (bem), desde o início.

 

  • Envie uma mensagem simpática junto do seu pedido de conexão (não se limitando a carregar no botão de pedido de conexão).
  • Relacione-se com outras pessoas, trocando mensagens win-win e que não sejam interesseiras ou comerciais.
  • Tenha uma abordagem definida para o seu público-alvo, nomeadamente, pessoas em posições chave de tomada de decisão que podem transformar a sua carreira ou o seu negócio.

 

Gostava de ter acesso a mensagens já elaboradas que poderá utilizar consoante o seu objetivo e destinatário? Leia o artigo até ao fim :)

 

Vamos agora a uma das maiores dificuldades que as pessoas apresentam nesta rede. Consegue adivinhar qual é?

A criação de conteúdo original. ORIGINAL.

Conteúdo da sua cabeça e não partilhas de outros conteúdos / pessoas / empresas.

 

Pode criar vários tipos de conteúdos:

  • Publicações com texto, fotos, vídeos, documentos, enquetes.
  • Artigos (inseridos numa das mais recentes novidades do LinkedIn: a newsletter).

 

Mantenha-se fiel à sua forma de comunicação. Se não gosta de escrever muito, então não escreva. Escreva conteúdos curtos. Aposte em boas imagens e no formato vídeo também. Faça-o bem e bonito. Atenção aos espaçamentos, à estrutura dos textos e aproveite, em certos posts, para usar hastags (3 a 5 no final do post).

 

Evite publicações com links externos, pois diminuem o alcance. Caso o queira fazer, coloque o link nos comentários.

 

 

Quanto aos artigos... tem aqui um potencial enorme para ter o seu próprio "blog" e uma ótima forma de construir a sua reputação e credibilidade, revelando o especialista que é nas suas matérias.

 

Sempre achámos que os artigos eram o "parente pobre" do LinkedIn devido ao seu reduzido alcance, mas nem por isso deixámos de apostar neles. Poucas pessoas o fazem e ainda menos com regularidade, o que representa uma ótima oportunidade para se diferenciar e afirmar. Dá trabalho, exige tempo e é para pessoas que se desejam destacar como verdadeiros líderes de pensamento!

 

Com a introdução da newsletter, os artigos vieram a ganhar maior destaque e probabilidade de chegarem a um maior número de pessoas realmente interessadas nos temas, pois estas acabam por a subscrever, caso assim entendam.

 

Pode também analisar os posts que têm uma boa performance e transformá-los em artigos e vice-versa, maximizando todo o seu conteúdo criado.

 

Gostava de saber que tópicos de conteúdos deverá criar para fortalecer a sua Marca Pessoal, mantendo-se fiel à sua essência? Leia o artigo até ao fim :)

 

Ao contrário do que temos visto algumas vezes, defendemos que existem vários tipos de publicações / posts. Na verdade, são cinco. Cada uma com um objetivo, com um determinado tipo de conteúdo, uma estrutura específica e elementos em concreto.

 

Gostava de saber que tipos de publicações existem, como são e exemplos reais? Leia o artigo até ao fim :)

 

Sabia que existem estratégias de copy específicas que deve aplicar aqui nesta rede? É verdade. Leia o artigo até ao fim :)

 

Gostava de ter acesso às melhores práticas nesta rede social e ter uma checklist completa das ações a realizar aqui? Leia o artigo até ao fim :)

 

 

Se respondeu sim a pelo menos uma das questões que fomos colocando ao longo do artigo, então o Programa GO! CONSTRUA A SUA MARCA PESSOAL, AGORA, é para si. Será já no dia 11 de Março, das 9h30 às 13h, online e em direto.

Como marcar presença e atuar numa das redes sociais mais importantes da atualidade, o LinkedIn, para aumentar a sua notoriedade e reputação, será um dos temas que iremos abordar, entre muitos outros.

Venha descobrir todas as respostas às questões colocadas e muitas outras para saber usar a sua Marca Pessoal a favor da sua carreira ou negócio, agora.

 

Se é para estar, é para estar bem! E o momento é agora.

Conheça o Programa e reserve o seu lugar aqui: https://www.powerfulbrandsagency.com/go!-construa-a-sua-marca-pessoal-agora/programa-go-construa-a-sua-marca-pessoal-agora

GO!